HISTÓRICO DO SEMAPINHO

SEMAPINHO – IMPULSIONANDO CRIANÇAS E JOVENS ÀS MISSÕES –

Em 2001, na gestão do Pr. Presidente Álvaro Allen Sanches, surgiram, no coração da SEMAP, a urgência e a necessidade de envolver crianças e adolescentes na obra missionária.

Assim, liderado pela editora da Revista Visão Missionária, Ely Paschoalick, pela irmã Jôsy Zanatta, pelo irmão Eudes Landim e auxiliado pelo Evangelista Sebastião Vanderley Alves – líder do movimento de evangelização da AD – um tímido porém destemido grupo de 15 crianças reunia-se após as aulas da Escola Dominical para orar pelos missionários e sair às ruas, distribuindo folhetos e falando de Jesus.

Estava nascendo o Movimento Semapinho.

SEMAPINHO E EBDU

O MOVIMENTO SEMAPINHO foi fundado no dia 30 de junho de 2001 em reunião no Átrio Tostes e foi apresentado à igreja no dia 13 de julho de 2001, por ocasião do culto de inauguração do XIII Congresso Regional de Missões.


Este é um movimento feito sob a responsabilidade dos adultos, ligados à Escola Bíblica Dominical (EBDU), indicados pelos pastores dirigentes de congregações que compõe o campo de Uberlândia, na quantidade mínima de 2 por congregação.

Quem participa são, alunos de 4 a 17 anos, devidamente matriculados na EBDU que amam Jesus e querem fazer a missão que Ele nos ordena.

A meta do MOVIMENTO SEMAPINHO é que cada sala de aula da EBDU tenha no mínimo um Agente Mirim Missionário.

A Visão do Semapinho é envolver todas as crianças evangélicas tornando-as agentes mirins, na implantação da Visão Missionária.

Deus tem confirmado esta visão no coração da SEMAP que já auxiliou na implantou do Movimento Missionário Infanto Juvenil em diferentes cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e conta hoje com uma representação do Semapinho no Oriente Médio.

1020 CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA AD CUMPRINDO OS 4 PILARES

Neste aniversário de 70 anos da Igreja agradecemos à Deus pelos mil e vinte assembleianos entre 4 e 17 anos que semanalmente se reúnem em 40 diferentes bairros da cidade para cumprirem com as 4 ações básicas (4 pilares) da obra missionária:

1º) ORAR por missões. "Levantar as mãos para o alto"
2º) ARRECADAR fundos para missões. "Segurar a corda na boca do poço".
3º) PREGAR o evangelho e falar de Jesus. "Pegar no cabo do arado".
4º) ESTUDAR sobre a Bíblia e Obra Missionária. "Manejar a espada".

PESSOAS QUE FAZEM A HISTÓRIA DO SEMAPINHO

As crianças pioneiras “Soldados do Senhor” eram: Natália, Deysiane, Cássia, Keisa, Elisa, Jéssica, Evelyn, Diego, Lucas Victor, João Fábio, Assuéro, Bruno, Marcos Charles, Lucas e Samuel.

Temos que citar aqui nossa querida irmã Rosângela Fernandes que com o apoio de seu esposo e seus filhos dedicou-se de forma integral ao Semapinho sendo uma fecunda colaboradora na implantação e estruturação deste movimento missionário infanto juvenil.

O SEMAPINHO é coordenado por sua iniciadora Ely Paschoalick que ombreada a uma incansável e entusiasta equipe de dirigentes de comitês: evangelismo e ação social, louvor, bonecos semapinho, programa de rádio, apresentações missionárias, secretárias, Roupas Típicas: pregadores da Palavra lideram criativos e habilidosos 80 adultos de fé e oração que são os dirigentes semapinho que por sua vez são auxiliados por 40 regentes mirins e 480 membros da Diretoria Mirim.

O semapinho também conta com o trabalho de uma equipe de pessoas que estimulam as crianças nas ações sociais assim como alguns agentes mirins já formam um grupo de instrumental e realizam ao longo do ano uma agenda que contempla as seguintes ações:

Cultos missionários infanto-juvenil, reunião semanais de estudos, reuniões periódicas de liderança missionária, organização e realização de bazares e outras atividades para arrecadação de fundos para missões, evangelismo, passeios, palestras para pais, cursos para professores de crianças e adolescentes, envolvimento contínuo na intercessão missionária, vigílias, consagrações, encontros de núcleos, Feira das Nações, Congresso Infanto-Juvenil de missões, Festival de apresentações e participação expressiva no Encontro de Missões. Participa do Programa de rádio Semapinho e da Revista Visão Missionária.

O personagem SEMAPINHO é uma criação de Dayvs de Oliveira e em 2005 lançamos a história do SEMAPINHO com ilustrações feitas pelos Agentes Mirins Abner Júnior e Eudes Landin.

Os bonecos Semapinho e Semapinha nasceram no ano de 2005, idealizado pelo Evangelista Eduardo e representado por Dayane e Fernando e vivem alegrando não só a criançada de nossa Igreja como também os Hospitais e Postos de Saúde com atendimento Infantil.

PRIMEIRA DIRETORIA DO SEMAPINHO
2001 - 2007

Presidente: Pr. Álvaro Állen Sanches
1º Vice Presidente: Pr. Eurípedes Angelo Meneses
2º Vice Presidente: Pr. Márcio Antonio Rodrigues

SEMAP - Serviço de Missões aos Povos At. 1:8
Diretor: Ev. Saulo Gregório

Coordenação Geral do Movimento Semapinho: Ely Paschoalick

1ª Vice Coordenadora e Coordenadora do grupo da Sede: Rosângela Fernandes Secretária do Movimento Semapinho : Manoelina Ribeiro de Barros.

Alunas secretárias do Movimento Semapinho: Natália – Patrícia - Regente do Conjunto do Movimento Semapinho – Deysi.
Comitê de Artes: Cida, Odelma, Neusinha, Odília e Wanderléia.
Radialistas Mirins : Lucas Victor – Tales – Marcelo – Deysi – Lucas Henrique – Bonecos Semapinho: Dayane Cristina e Luiz Fernando – Produção: Eduardo Alencar.